O QUE É TECNOLOGIA ASSISTIVA?
Para
Maria Lúcia Sartoretto e Rita Bersch (2013), a Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para
identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para
proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e
consequentemente promover Vida
Independente e Inclusão.
É
também definida como "uma ampla gama de equipamentos, serviços,
estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas
encontrados pelos indivíduos com deficiências" (Cook e Hussey • Assistive
Technologies: Principles and Practices • Mosby – Year Book, Inc., 1995).
Os Recursos são todo e qualquer item,
equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida
utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das
pessoas com deficiência. Podem variar de uma simples bengala a um complexo
sistema computadorizado.
Os Serviços são definidos como aqueles que
auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar
os recursos.
Saiba mais em: http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html
Abaixo alguns exemplos de recursos que podem nos auxiliar em
sala de aula:
FORMA PALAVRAS
Aprende a
escrever com jogos feitos de tampinhas e cartões plastificados. O material
permite ainda relacionar cores e quantidades.
Pode ser utilizados desde
o início da alfabetização, é um material adaptado que auxilia no aprendizado.
Fácil de construir.
Monte vários cartões, um
para cada tipo de atividade.
Realize atividades com o
alfabeto, palavras, numerais, cores, sequências, formas, noções matemáticas,
entre outros.
Materiais necessários:
Ø
Papel
carão branco;
Ø
Tampinhas
de suco ou refrigerante.
Ø
Fitas
adesivas coloridas;
Ø
Desenhos;
Ø
Letras
impressas em papel branco (recortar do tamanho das tampinhas);
Ø
Plastifique
o material;
Ø
Cola
Ø
Velcro
adesivo.
*As adaptações devem ser realizadas
conforme as necessidades específicas de cada aluno.
ENCAIXA
LETRAS
O jogo contribui na alfabetização
de alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, pois a criança relaciona a
imagem com as letras que irão compor a palavra. O professor, pode também
desenvolver a oralidade do aluno ao apresentar as imagens e solicitar que ele
construa frases em torno das figuras; soletrar as letras que formam as palavras
e entre outros, conte quantas sílabas formam a palavra.
Para
construir o material, o professor precisa pesquisar imagens e as letras do
alfabeto, envolvê – los com papel contact para maior durabilidade e colar esses
materiais nas peças de encaixe.
Materiais
necessários:
Ø
Figuras;
Ø
Letras
do alfabeto impressas;
Ø
Blocos
de encaixe (plástico ou madeira);
Ø
Cola
ou durex;
Ø
Papel
contact.
Escrita
Alternativa
Escrever
usando letras em EVA (lâminas emborrachadas), em cubos de madeira, em cartões
de papelão, coladas sobre tampinhas etc.
Ao
confeccionar esse material devemos estar atentos à habilidade de preensão do
aluno e também ao seu controle motor. Será muito útil que a base que recebe as
letras tenha uma superfície de aderência (velcro ou suporte de encaixe). Dessa
forma, mesmo que o aluno tenha tremores ou movimentos involuntários, as letras
se fixam e ele consegue com mais facilidade compor a palavra ou o texto que
deseja.
Podem ser
utilizados para a confecção diferentes tipos de material:
Ø
letras e figuras impressas;
Ø
recortes de revista;
Ø
retalhos de papel colorido;
Ø
contact, fitas adesivas, entre
outros.
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário