terça-feira, 10 de setembro de 2013

TECNOLOGIA ASSISTIVA

O QUE É TECNOLOGIA ASSISTIVA?

Para Maria Lúcia Sartoretto e Rita Bersch (2013), a Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover  Vida Independente e Inclusão.
É também definida como "uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências" (Cook e Hussey • Assistive Technologies: Principles and Practices • Mosby – Year Book, Inc., 1995).
Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado.
 Os Serviços são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos.
Abaixo alguns exemplos de recursos que podem nos auxiliar em sala de aula:


FORMA PALAVRAS


Aprende a escrever com jogos feitos de tampinhas e cartões plastificados. O material permite ainda relacionar cores e quantidades.
Pode ser utilizados desde o início da alfabetização, é um material adaptado que auxilia no aprendizado.
Fácil de construir.
Monte vários cartões, um para cada tipo de atividade.
Realize atividades com o alfabeto, palavras, numerais, cores, sequências, formas, noções matemáticas, entre outros.
Materiais necessários:
Ø  Papel carão branco;
Ø  Tampinhas de suco ou refrigerante.
Ø  Fitas adesivas coloridas;
Ø  Desenhos;
Ø  Letras impressas em papel branco (recortar do tamanho das tampinhas);
Ø  Plastifique o material;
Ø  Cola
Ø  Velcro adesivo.
*As adaptações devem ser realizadas conforme as necessidades específicas de cada aluno.

ENCAIXA LETRAS

O jogo contribui na alfabetização de alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, pois a criança relaciona a imagem com as letras que irão compor a palavra. O professor, pode também desenvolver a oralidade do aluno ao apresentar as imagens e solicitar que ele construa frases em torno das figuras; soletrar as letras que formam as palavras e entre outros, conte quantas sílabas formam a palavra.
            Para construir o material, o professor precisa pesquisar imagens e as letras do alfabeto, envolvê – los com papel contact para maior durabilidade e colar esses materiais nas peças de encaixe.
            Materiais necessários:
Ø  Figuras;
Ø  Letras do alfabeto impressas;
Ø  Blocos de encaixe (plástico ou madeira);
Ø  Cola ou durex;
Ø  Papel contact.

Escrita  Alternativa



Escrever usando letras em EVA (lâminas emborrachadas), em cubos de madeira, em cartões de papelão, coladas sobre tampinhas etc.
Ao confeccionar esse material devemos estar atentos à habilidade de preensão do aluno e também ao seu controle motor. Será muito útil que a base que recebe as letras tenha uma superfície de aderência (velcro ou suporte de encaixe). Dessa forma, mesmo que o aluno tenha tremores ou movimentos involuntários, as letras se fixam e ele consegue com mais facilidade compor a palavra ou o texto que deseja.
Podem ser utilizados para a confecção diferentes tipos de material:
Ø  letras e figuras impressas;
Ø  recortes de revista;
Ø  retalhos de papel colorido;
Ø  contact, fitas adesivas, entre outros.


Referências:


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