PROJETO TECNOBUCAL
Tema: Higiene bucal
Público alvo:
Educação especial
Período: duas semanas
Justificativa
Segundo aspectos contidos
nos PCNs (2001) os alunos podem verificar que, sob orientação de um adulto, são
capazes de cuidar da sua higiene.
Neste contexto, com
embasamento nos conteúdos de ciências naturais contidos nos PCNs, pretende-se
trabalhar aspectos que envolvem a formação a cerca da higiene bucal dos alunos.
Os hábitos de higiene
pessoal devem ser ensinados às crianças desde cedo, a fim de desenvolver sua
conscientização e para que sejam capazes de cuidar do próprio corpo de forma a
promover sua saúde e autoestima.
Objetivos
de aprendizagem:
Ø
Ensinar
hábitos e práticas de higiene aos alunos e incentivá-los a
desenvolver hábitos de
higiene.
Ø
Favorecer
a autoestima da criança;
Ø
Identificar
e promover a utilização dos objetos de higiene pessoal.
Ø
Estimular
a socialização
Ø
Desenvolver
coordenação motora
Conteúdos
programáticos:
Ø
Hábitos
de higiene;
Ø
Escovação;
Ø
Alimentação;
Ø
Prevenção;
Ø
Práticas
para ter ou manter uma boa dentição
Procedimentos metodológicos:
·
Contar
história e conversar
Duração: 1 aula
- Contar história sobre
higiene do corpo. Sugestão de livro: “Vamos escovar os dentes” da autora Beatriz Matiotti Odriozola. Disponível
em: http://www.youtube.com/watch?v=xtZULpr5js0
- Conversar com os alunos
sobre a importância em escovar os dentes. Verificar através da conversa, os
conhecimentos prévios dos alunos e os conceitos apreendidos.
·
Expressão
oral e visual
Duração: 1 aula
Mostrar
para as crianças alguns objetos de higiene bucal.
As
crianças estarão na rodinha e no centro o professor colocará os objetos de
higiene.
As
crianças deverão observar os objetos atentamente.
O
professor pedirá que uma criança tape os olhos ou saia da sala e irá retirar um
dos objetos e esconde-lo.
A criança
voltará ou abrirá os olhos e deverá descobrir o objeto que está faltando.
Todas as
crianças deverão participar da brincadeira e estarão trabalhando a percepção e
a memória visual.
·
Música
e vídeo
Duração: 1 aula
Apresentação do vídeo sobre o tema
Sugestão: Ratinho Escovando Os Dentes - Rá-Tim-Bum (Hélio Ziskind)
O professor solicita aos alunos
que façam uma ilustração do vídeo apresentado;
·
Palestra com
um dentista
Duração: 1 aula
·
Assimilação do conteúdo
da palestra
Duração: 3 aulas
- Usar um
projetor conectado a um computador com acesso à internet (a atividade pode ser
organizada tanto na sala de aula quanto na sala de informática, caso a escola
tenha uma). Pela ordem, exiba os seguintes vídeos para os alunos: Uso do Fio
Dental, Higienização da Língua, Escovação e Enxaguatório Bucal.
- Depois de exibir
animações, promova uma discussão com a classe a fim de verificar se os alunos
entenderam qual é a maneira mais adequada de higienizar a boca com o objetivo
de prevenir a formação de cáries (mantendo, assim, uma boa saúde bucal). Para isso,
faça mais algumas perguntas: "Por que precisamos usar fio dental? Qual é a
função do creme dental e da escova de dentes durante a escovação? Qual é a
função do enxaguante bucal?".
- Sugestão de vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=YOMaEHyiy_g
- Escovação coletiva para por em prática
o que foi abordado nas aulas
· Mural Amigos da Higiene
· Mural Amigos da Higiene
Duração: 1 aula
Utilizar
gravuras de crianças ou pessoas realizando hábitos de higiene, com gravuras
normais.
Pedir que
as crianças procure gravuras de higiene pessoal e cole em um mural feito pelo
professor.
Brincar com as crianças
utilizando bonecas e bonecos. Aproveitar a brincadeira para ensinar os alunos a
utilizar adequadamente os objetos de higiene bucal.
·
Softwares
e a higiene bucal
Os alunos irão à sala de
informática e o professor apresentará o site da Smartkids e os orientarão
quanto os links.
·
Artesanato: meus dentes
Confeccionar, em isopor, as
arcadas dentárias para que a criança possa por em prática o que aprendeu sobre
a escovação dos dentes;
Cronograma
PROCEDIMENTOS
|
QUANTIDADE DE AULAS
|
Contar
história e conversar
|
1 aula
|
Expressão
oral e visual
|
1 aula
|
Músicas
e brincadeiras
|
1 aula
|
Palestra com um
dentista
|
1 aula
|
Assimilação do conteúdo
|
3 aulas
|
Mural Amigos da
Higiene
|
1 aula
|
Softwares
e a higiene bucal
|
2 aulas
|
Recursos
- Folhas de papel
- Giz de cera e lápis de
cor
- Brinquedos
- Objetos de higiene bucal
- Projetor, microsystem,
DVD
- Livros de histórias
infantis
- Músicas
-Vídeo
- Internet
-Computador
AVALIAÇÃO
A avaliação será
processual, visando o desenvolvimento da aprendizagem e formação pessoal.
Sugestão
de desenhos:
Referências:
Saúde Bucal infantil.
http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/OC/Information/OralHealthAtAnyAge/InfantsAndChildren.cvsp?cid=BR_GoogleOC_art_infantil.
Aprender Brincando.
Higiene corporal.
Atividades on- line
Nenhum comentário:
Postar um comentário