sábado, 5 de outubro de 2013


PROJETO TECNOBUCAL


Tema: Higiene bucal
Público alvo: Educação especial
         Período: duas semanas


Justificativa


Segundo aspectos contidos nos PCNs (2001) os alunos podem verificar que, sob orientação de um adulto, são capazes de cuidar da sua higiene.
Neste contexto, com embasamento nos conteúdos de ciências naturais contidos nos PCNs, pretende-se trabalhar aspectos que envolvem a formação a cerca da higiene bucal dos alunos.
Os hábitos de higiene pessoal devem ser ensinados às crianças desde cedo, a fim de desenvolver sua conscientização e para que sejam capazes de cuidar do próprio corpo de forma a promover sua saúde e autoestima. 

Objetivos de aprendizagem:

Ø    Ensinar hábitos e práticas de higiene aos alunos e incentivá-los a desenvolver hábitos de higiene.
Ø    Favorecer a autoestima da criança;
Ø    Identificar e promover a utilização dos objetos de higiene pessoal.
Ø    Estimular a socialização
Ø    Desenvolver coordenação motora

Conteúdos programáticos:
Ø    Hábitos de higiene;
Ø    Escovação;
Ø    Alimentação;
Ø    Prevenção;
Ø    Práticas para ter ou manter uma boa dentição
Procedimentos metodológicos:

·                    Contar história e conversar
            Duração: 1 aula

- Contar história sobre higiene do corpo. Sugestão de livro: “Vamos escovar os dentes” da autora Beatriz Matiotti Odriozola. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=xtZULpr5js0
- Conversar com os alunos sobre a importância em escovar os dentes. Verificar através da conversa, os conhecimentos prévios dos alunos e os conceitos apreendidos.

·                    Expressão oral e visual
Duração: 1 aula

Mostrar para as crianças alguns objetos de higiene bucal.
As crianças estarão na rodinha e no centro o professor colocará os objetos de higiene.
As crianças deverão observar os objetos atentamente.
O professor pedirá que uma criança tape os olhos ou saia da sala e irá retirar um dos objetos e esconde-lo.
A criança voltará ou abrirá os olhos e deverá descobrir o objeto que está faltando.
Todas as crianças deverão participar da brincadeira e estarão trabalhando a percepção e a memória visual.


·                    Música e vídeo
           Duração: 1 aula

 Apresentação do vídeo sobre o tema
  Sugestão: Ratinho Escovando Os Dentes - Rá-Tim-Bum (Hélio Ziskind)
O professor solicita aos alunos que façam uma ilustração do vídeo apresentado;

·                    Palestra com um dentista
Duração: 1 aula

·                    Assimilação do conteúdo da palestra
Duração: 3 aulas
- Usar um projetor conectado a um computador com acesso à internet (a atividade pode ser organizada tanto na sala de aula quanto na sala de informática, caso a escola tenha uma). Pela ordem, exiba os seguintes vídeos para os alunos: Uso do Fio Dental, Higienização da Língua, Escovação e Enxaguatório Bucal.
- Depois de exibir animações, promova uma discussão com a classe a fim de verificar se os alunos entenderam qual é a maneira mais adequada de higienizar a boca com o objetivo de prevenir a formação de cáries (mantendo, assim, uma boa saúde bucal). Para isso, faça mais algumas perguntas: "Por que precisamos usar fio dental? Qual é a função do creme dental e da escova de dentes durante a escovação? Qual é a função do enxaguante bucal?". 
- Escovação coletiva para por em prática o que foi abordado nas aulas

·                    Mural Amigos da Higiene
Duração: 1 aula

Utilizar gravuras de crianças ou pessoas realizando hábitos de higiene, com gravuras normais.
Pedir que as crianças procure gravuras de higiene pessoal e cole em um mural feito pelo professor.
O professor mostra no mural os rótulos de produtos de higiene e os alunos vão dizendo os nomes.
Brincar com as crianças utilizando bonecas e bonecos. Aproveitar a brincadeira para ensinar os alunos a utilizar adequadamente os objetos de higiene bucal.

·         Softwares e a higiene bucal
Os alunos irão à sala de informática e o professor apresentará o site da Smartkids e os orientarão quanto os links.


·         Artesanato: meus dentes
 Confeccionar, em isopor, as arcadas dentárias para que a criança possa por em prática o que aprendeu sobre a escovação dos dentes;


Cronograma
PROCEDIMENTOS
QUANTIDADE DE AULAS
Contar história e conversar
1 aula
Expressão oral e visual
1 aula
Músicas e brincadeiras
1 aula
Palestra com um dentista
1 aula
Assimilação do conteúdo
3 aulas
Mural Amigos da Higiene
1 aula
Softwares e a higiene bucal
2 aulas


Recursos

- Folhas de papel
- Giz de cera e lápis de cor
- Brinquedos
- Objetos de higiene bucal
- Projetor, microsystem, DVD
- Livros de histórias infantis
- Músicas
-Vídeo
- Internet
-Computador



AVALIAÇÃO
A avaliação será processual, visando o desenvolvimento da aprendizagem e formação pessoal.


Sugestão de desenhos:

     
Referências:

Aprender Brincando.

Higiene corporal.

Atividades on- line









        


Nenhum comentário:

Postar um comentário